Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Fale com o John Deere Journal

Quem vê a alegria e vitalidade de Davi Luís Maffioleti Motta, de 4 anos, dirigindo seu tratorzinho John Deere pela fazenda da família, nem imagina a história daquele menino. Filho de agricultores, o pequeno Davi é apaixonado por tratores e tinha muita vontade de utilizar o equipamento. Mas o que pode parecer um simples brinquedo para alguns, na vida dele significa a possibilidade de se locomover com independência. Portador de uma doença chamada mielomeningocele, Davi não tem equilíbrio e forças para ficar em pé.

Filho caçula do agricultor Rogério Pirolla Motta, de 48 anos, Davi veio ao mundo para mostrar a todos que consegue superar obstáculos, apesar da deficiência. Essa doença, também conhecida como espinha bífida aberta, consiste em uma má formação congênita na coluna vertebral, quando as meninges, medula e raízes nervosas nascem expostas. Murilo, seu irmão de 16 anos, lembra que a família não sabia como lidar com a situação após o nascimento do caçula. “Não conhecíamos a doença. Ele ficou um mês no hospital porque teve que fazer uma cirurgia para fechar a lesão exposta da coluna. Só depois da recuperação foi para casa. Foi um momento de muito aprendizado, mas que hoje já superamos”, conta.

Murilo e Davi Luís Maffioleti Motta em um trator John Deere
Murilo e o pequeno Davi em um trator John Deere

Essa superação se deve também à garra do pai e da mãe Cris Elen, que desde o nascimento de Davi sempre lutaram para dar melhores condições de vida ao filho. “Com a força deles, eu e minha irmã Larissa nos fortalecemos também para lidar melhor com o Davi, pois tudo o que queríamos era proporcionar uma vida normal para ele, que é um menino muito alegre, divertido e carinhoso, além de se comunicar muito bem, ter energia e garra de sobra”, continua Murilo. Cada passo, para Davi, representa literalmente um sinal de vitória. A família observa progressos, com ajuda da fisioterapia, do tutor e do andador. Hoje ele já consegue ficar em pé e dar alguns passos, o que é celebrado por todos.

Trator elétrico

Cliente há três anos da Menegaro, concessionária John Deere na cidade de Turvo (SC), Rogério frequentemente visita a loja acompanhado de Davi. Nesses momentos, os olhos do menino não param de percorrer aquele universo de tratores enormes, modernos e encantadores. Invariavelmente, ele sempre sai dali com uma pequena lembrança da loja. Em uma dessas visitas, no entanto, viu um trator elétrico da John Deere e ficou totalmente apaixonado. Falava muito desse pequeno trator em casa, até que seu pai e o irmão Murilo começaram a pensar em adaptar o modelo para as condições físicas de Davi.

Equipe da concessionária Menegaro faz entrega de trator adaptado da John Deere para Davi Motta
Equipe da Menegaro faz entrega de trator adaptado da John Deere para família Motta durante a Festa do Colono de Turvo

Atendidos na Menegaro há muito tempo pelo supervisor de vendas Carlos Alexandre Giusti, eles decidiram sondar a possibilidade de adaptar um mini trator elétrico da John Deere para o pequeno Davi. Para a alegria de todos, o pedido foi atendido de imediato. Para conseguir satisfazer o cliente com uma solicitação tão emocionante e significativa, Carlos acionou a equipe de TI e de peças da Menegaro, que ficou comovida com a história e topou participar da empreitada.

“Com o veículo, ele tem possibilidade para brincar e ir onde quiser. Agora, ele aproveita bastante, está mais alegre, passa o dia todo na ativa e consegue aprontar todas as suas artes com o trator.”

Murilo Motta sobre a rotina do irmão Davi após ganhar o tratorzinho John Deere adaptado

“O tratorzinho original da John Deere tem acionamento com o pé em um pedal do lado direito. No entanto, para atender a demanda, tiramos o botão do pedal e fizemos uma adaptação exclusiva no volante, para que o menino pudesse acionar o veículo com a mão. Foi tudo feito com muito empenho, dedicação e carinho”, relata Giusti. O supervisor conta que a adaptação do trator foi realizada em apenas dois dias. “Ficamos orgulhosos com o resultado e resolvemos fazer a entrega do trator durante a Festa do Colono de Turvo, realizada em agosto no Parque de Exposições Prefeito Ires Olivo”, diz. O equipamento conta com um certificado de garantia da Menegaro, que uniu a experiência de sua equipe para atender o pedido especial.

Davi Luís Maffioleti Motta dirige seu pequeno trator John Deere adaptado
Davi agora pode circular por onde quiser com seu trator John Deere adaptado

O irmão Murilo não tem dúvidas de que o tratorzinho trouxe mais liberdade para Davi. “Aqui em casa o pátio é bem grande, cerca de cinco mil metros quadrados. Com o veículo, ele tem possibilidade para brincar e ir onde quiser. Fica na rua se distraindo com o cachorro, vai ver as ovelhas, sai junto com os meus pais para dar comida aos bichos. Foi ótimo para todos nós, pois tínhamos que carregá-lo no colo para onde íamos e, com o passar dos anos, estava ficando difícil para isso, pois ele está a cada dia mais pesado”, comenta. Para a família de Davi, a John Deere e seu concessionário Menegaro proporcionaram uma vida muito melhor para ele. “Agora ele aproveita bastante, está mais alegre e passa o dia todo na ativa. E, por mais que ele não ande, consegue aprontar todas as suas artes com o trator”, destaca Murilo.

Davi se surpreende com seu mini trator elétrico, com comando nas mãos
Comentar
Comentários