Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Fale com o John Deere Journal

Corrida de trator? Para muitos isso pode soar estranho, mas quem gosta de alta velocidade sabe que esse tipo de prova vem atraindo muita gente para as pistas. Tratores com motores potentes, capazes de alcançar altas performances, chamam atenção de jovens que nasceram e vivem no campo. Um deles é Willians Teixeira, 28 anos, da cidade de Turvo (SC). Apaixonado por velocidade, desde os sete anos ele pilota os tratores da família. 

“Costumo dizer que nasci em cima de um trator, já que acompanho meu pai na lavoura desde muito pequeno. E, como sempre fui curioso, quis logo começar a dirigir e nunca mais parei”, conta ele, que já é figura tradicional na Arrancada de Tratores Catarinense.

O evento faz parte da Festa do Colono da cidade de Turvo. A modalidade de Arrancada de Tratores foi criada em 1979 para tornar a festa ainda mais atrativa, onde os participantes competem de maneira muito semelhante a uma corrida de automóveis.

A arrancada possui oito categorias, divididas por potência de motores e, em 2019, contou com cerca de 178 inscritos, número máximo de competidores já registrados. Os veículos arrancam de três em três e são classificados por tempo e ordem de chegada.

Willians Teixeira é apaixonado por tratores e hoje é campeão na categoria F da Arrancada de Tratores

Homenagem ao agricultor

Willians hoje é o campeão na categoria F da Arrancada de Tratores e vê na festa uma justa homenagem ao agricultor. “O evento é uma das principais fontes de renda da população turvense, além de fazer uma bela consagração ao agricultor que tanto contribui para a região”, destaca.

Desde a primeira edição, uma das maiores atrações é o desfile das máquinas agrícolas, que orgulhosamente são conduzidas pelos agricultores no trajeto da avenida municipal. É uma tradição passada de pai para filho.

Nas competições, Willians utiliza um trator 5705 da John Deere turbinado. “Sou conhecido como grande fã da marca. Recomendo para as pessoas. Hoje tenho três tratores da John Deere que uso também para as corridas, além de uma colheitadeira para a utilização nas plantações de arroz. E ainda coleciono miniaturas”, conta ele, que hoje atua como um dos embaixadores da marca John Deere. 

Além de campeão da Festa do Colono de Turvo, Willians já venceu duas outras corridas de tratores. Uma no município de Ermo e outra na cidade Treze de Maio, ambas localizadas em Santa Catarina.

Meta é conquistar novos títulos, além de continuar o trabalho com a família no campo

Briga por títulos

É fácil perceber o quanto o piloto encontrou na corrida de tratores a sua grande paixão. “Hoje, além de trabalhar na agricultura com a minha família, me dedico integralmente à corrida. Quero brigar por títulos. Essa é a minha meta para 2020”, ressalta. Cliente desde 2008 da Menegaro, concessionária John Deere na cidade de Turvo, Willians conta com o apoio da equipe da empresa para preparar o trator para a corrida.

“A preparação é feita meses antes da arrancada. O meu trator conta com alterações de embreagem, motor, bicos, caixa, diferencial, pneu, turbina, bombas injetoras, entre outros segredos que ao longo do tempo vão se aperfeiçoando, lembrando que a máquina John Deere já é muito forte e robusta. Isso contribui demais na preparação do trator”

Willians Teixeira
Willians Teixeira vence corrida de trator
Comentar
Comentários