Fale com o John Deere Journal

    Ela era pequena quando os pais ganharam uma muda de Ipê amarelo. Com uma pá quase do seu tamanho, fez muita bagunça para ajudar a plantar a futura árvore em frente de casa. Vinte anos depois, a menina cresceu, mas sempre se encanta e lembra daquele dia quando a árvore floresce e o mundo fica ainda mais colorido.

    Assim pode ser resumida a sensação de várias famílias do Mato Grosso do Sul impactadas pela ação Eu Planto o Futuro, promovida há 20 anos ininterruptos pela Ciarama Máquinas, concessionária John Deere com sete unidades no sul do Estado. Desde 2001, quando a empresa nasceu em Ponta Porã, todos os anos são distribuídas 300 mudas de Ipê amarelo entre setembro e outubro, culminando com a celebração do Dia das Crianças. Em 2020, esse número dobrou para 600.

    Famílias Aquino, com José Luis ao centro, e Michelon plantam pé de Ipê na porta de casa….

    Pouca gente sabe que a flor do Ipê amarelo é considerada símbolo do Brasil.  Deslumbrante no tronco, transforma o chão em um tapete colorido com o fim da floração.  Em tupi, Ipê significa casca dura. Por ser uma madeira forte e durável, os índios a aproveitavam para construir arcos de caça e defesa. Simbolicamente, portanto, o Ipê tem muitos significados. Foi justamente pensando na transmissão dessas mensagens que Rosineide Campos sugeriu a ação há duas décadas.

    Diretora administrativa da Ciarama, ela acompanha o crescimento dessas árvores pela região e também o fortalecimento dos laços com clientes, parceiros e a comunidade de maneira geral, uma vez que o projeto envolve também algumas escolas periféricas.

    …e todos os anos eles contemplam a grande árvore florida

    “Queremos passar a ideia de vínculo, da importância da sucessão e da preservação ambiental”

    Rosineide Campos

    Ela se encanta quando pessoas comentam sobre a “árvore da Rosi” ou “árvore do Zé Luis”, referindo-se ao brinde recebido há anos também do sócio da Ciarama, José Luis Aquino. “Quando florescem, é comum compartilharem as fotos nas redes sociais e nos mandarem mensagens. Ficamos muito felizes com essas manifestações. Cada árvore representa uma história compartilhada com cada cliente”, destaca.

    Boas histórias, por sinal, não faltam nessa trajetória. Uma delas envolve o filho de um agricultor da região que, quando pequeno, foi impactado pela ação junto com a família. Ele plantou a muda, deu nome para a árvore e tirou foto do Ipê ainda com poucos centímetros. Ao crescer, o jovem se tornou estagiário na Ciarama e, tempos depois, voltou para atuar junto aos negócios da família. “É um exemplo vivo de sustentabilidade do negócio, da sucessão familiar que tanto defendemos”, afirma.

    Com um simples gesto de presentear clientes com mudas de ipê amarelo, Ciarama Máquinas transmite mensagens sobre questão ambiental e perenidade dos relacionamentos
    Ciarama Máquinas interrompe o trabalho do cliente por uma boa causa. Impossível não gostar!
    O sorriso do cliente diz tudo. Basta ver a reação de Kalil Mohamed Hazime Júnior com Rosi Campos

    Para Rosi, a ação realizada em parceria com o Horto Florestal Municipal pode ser aparentemente simples, mas gera forte impacto entre as pessoas. É, verdadeiramente, a ideia de plantar uma boa semente para colher amizade e muito carinho.

    Em 2021, Ciarama completa 20 anos de mercado e também da ação Eu Planto o Futuro

    Veja mais histórias de concessionários John Deere que buscam semear um futuro melhor:
    • Educação e transformação: além da rima, uma realidade
    • Trator adaptado muda vida de menino com mobilidade reduzida
    • Aprendizados com a pandemia vieram para ficar

    Comentar
    Comentários